quinta-feira, agosto 11, 2011

Eu trouxe a corda e só me falta a caçamba...

Olá, bloguxo lindo do meu coração! Como prometi, volto com a exposição sobre os meus conhecimentos "básicos" em cultura e expressões representativas  no Brasil... ou será melhor dizer "música e  manifestações populares no Brasil"? Ou melhor: relações socioculturais na construção da identidade brasileira através de manifestações de populares? Hummmm, ok, "fica" "História Social da Música Popular Brasileira" mesmo, como "tava" no livro:  
TINHORÃO, José Ramos. [1928] História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.
Bom, eu estou com muuuuita preguiça de produzir um artigo científico... mas não é pq eu sou preguiçosa! È pq eu estou cansada das outras coisas que eu tenho pra fazer. Então eu serei breve e deixarei links  que atestam o meu saber. Tudo bem q já passou a festa de São João faz tempo, mas eu sou a "Senhora do Tempo" neste blog e pronto!
Bom, o "semba", um ritmo originalmente africano, trazido para o Brasil pelos negros das nações Angola e Congo,  especificamente sertão da Bahia, tocado durante as manifestações de "Congadas", que reproduziam a coroação de reis destes povos (meus ancestrais), influenciou outros ritmos trazidos e nascidos no Brasil. Há muito tempo, no sertão do nosso país, durante as festas, negros e brancos pobres subvertiam as dinâmicas das danças da Côrte, criando suas danças, nas quais os corpos ficavam colados pra que os casais pudessem "xamegar"! Das umbigadas e repentes do "semba" surgiram novas combinações e ritmos,  como o Samba-côco e o Baião, citados no DVD da Falamansa. (Vc pode conferir tudo o que eu escrevi aqui: <http://www.revistarepertorioteatroedanca.tea.ufba.br/11/arq_pdf/ensaiosobreosamba.pdf>.

Há quem diga que a influência africana no Forró não para por aqui, quer dizer, por aí... ou será por lá? Ok, dizem que o termo "forró" vem de "forrobodó" que é uma expressão africana... pode conferir aqui, "ó": <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/viewFile/171/142>.

Bom, chegando logo onde quero chegar, o "Xote", conforme texto científico, tem influência do "Reggae". Mais uma vez notamos a influência africana... ou será melhor dizer afro-americana? Enfim, comprove aqui: http://www.revistabrasileiradocaribe.org/revista_14.pdf#page=173.


Aqui vai o vídeo de uma música que eu amo, pq além da Falamansa tem o Zeider, vocalista da Planta e Raiz:

 






PS:


 :








Nenhum comentário: