segunda-feira, agosto 14, 2006

Poesias de Florbela Espanca!!!!




Eu...
Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho,e desta sorte
Sou a crucificada ... a dolorida ...
Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...
Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...
Sou talvez a visão que alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!

Amar!
Florbela Espanca


Eu quero amar, amar perdidamente!

Amar só por amar: aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente...
Amar! Amar! E não amar ninguém!Recordar? Esquecer? Indiferente!...Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!
Há uma primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!
E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar
Saudades

Florbela Espanca


Saudades!

Sim... Talvez... e porque não?...
Se o nosso sonho foi tão alto e forte
Que bem pensara vê-lo até à morte
Deslumbrar-me de luz o coração!Esquecer! Para quê?...
Ah! como é vão!
Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforteDeve-nos ser sagrado como o pão!Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar,
Mais doidamente me lembrar de ti!
E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar
Mais a saudade andasse presa a mim!

Um amigo me enviou estas poesias... lindas, não conhecia a escritora, mas conheço este sentimento de "vazio". Tenhos algumas poesias q falam deste sentimento. A beleza de sentir-se só, vazia e infeliz, está em sublimar este sentimento e transforma-lo em algo bonito, puro e positivo, como um poema, tentando achar nas palavras um conforto e uma esperança. O sofrimento, é uma condição do ser humano, é inerente a sua existência. Todos sofrem, muito, alguns o tempo todo.... mas existem aqueles, como Florbela q conseguem fazer disso um coisa bela... não sei da história dela, mas a admiro.

Resistir, lutar, amar.... é isso q eu busco a cada momento... Afinal, tenho muitos fatores contra mim... A genética, o ambiente... só tenho a mim, para me firmar e me protejer. Mas a consciência disso, me torna mais forte, pois na realidade, a vida é assim, no fundo todos são sozinhos em seus mundos, poucos conseguem alguém para compartilhar sua vida por inteiro...

Semana passada fui visitar uma tia minha, irmã da minha mãe q eu não via há uns 10 anos... nunca tive muito contato com a família da minha mãe, e nem com ela, q se suicidou qd eu tinha apenas 10 meses de idade.

Eu também, antes dessa visita não sabia muito sobre a minha mãe, tipo como ela era, como ficou após a depressão... e não sabia com certeza, embora desconfiasse, q a depressão é uma constante na minha famía por parte de mãe. Eu nunca me achei depressiva, nunca, sempre tive momentos depressivos, mas isso pelo q creio é normal... Bom, não quero escrever muito sobre isso, afina, ficar tocando nesse assunto não me levará a nada, e essa parte da minha vida está meio q superada, ou pelo menos compreendida.

Mas o fato é q eu tenho orgulho de mim, por ser forte, mesmo qd pareço desistir, e apesar de tudo ainda acredito na vida... e no q é belo.

Um comentário:

Anônimo disse...

NÃO SEI NEM OQUE DIZER VOCÊ TEM TALENTO COM AS PALAVRAS.....BEIJOKAS PRA TIR