segunda-feira, maio 24, 2010

Eh, o mar serenou e eu sou "especial"!!! hauahuahuah

Já duvidei muitas vezes da minha capacidade... 
Graças a Deus, nunca me faltaram amigos dando "aquela força" para que eu continuasse a acreditar em mim, no meu potencial, enfim, que eu também sou especial!
Me senti especial quando decidi dar mais valor a mim mesma; quando passei no vestibular para Comunicação; quando superei meus bloqueios e voltei pro curso; quando me formei; durante os quatro anos em que fui colaboradora da Capricho... namorados também me fizeram sentir especial, poderosa, mas eles não contam... homem mente muito, neah, kkkkkk
Mas de qualquer forma a "grande roda" da vida girou e cá estou, passada e aprovada como "aluna especial" do Mestrado em Cultura e Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz! As aulas começam em agosto, estou superansiosa!!!
Então, meu projeto é sobre a "Festa de Iemanjá, que ocorre todos os anos no dia 2 de fevereiro na Praia do Rio Vermelho, em Salvador. A festa é reproduzida em praias de todo o mundo atualmente.
Por conta da sua originalidade, o turismo aproveita símbolos da cultura afro-brasileira t como atrativos para a criação de grandes espetáculos. Ao analisarmos esta festa como uma "grande performance cultural", incluiremos não só as performances rituais que fazem parte do Candomblé, como as performances que tornam o evento multicultural e pós-moderno. Cortejos com bandas de pagode e axé, presentes que não fazem parte da  mitologia  yorubá ( no qual deve-se oferecer flores de lírio à Orixá), o grande mercado de artefatos, e a presença de rodas de capoieira e samba de roda, são exemplos de expressões encontradas durante a celebração.
A pesquisa ainda está no início, e eu nunca estive na  "Festa de Iemanjá"... mas defendo a tese de que apesar de não se tratar do cumprimento exato de uma antiga tradição, como uma "nova tradição" que surge atendendo aos interesses do capitalismo e da busca pela resistência e afirmação identitária da cultura afro, o evento não perde a sua autenticidade. Porém, devem ser criadas estratégias de preservação da cultura afro-brasileira em meio a carnavalização do evento, ora religioso, o que inclui estratégias que promovam o repeito à natureza.
Bom, acho que é isso!
Ah, este momento é especial também pq voltarei a ser aluna do meu querido professor de antropologia... ai, ai, ai, ai.... que sonho!


BJUXXX

Um comentário:

Priscila Verissimo disse...

Heiiiii!!!! Você curte Restart, Cine, Strike, NX e toda essa turma???
Então vc precisa conhecer o som da banda Canal 12... entra lá no site...... www.canal12.com.br
São quatro gatos que fazem um som muuuuuuuuito dhoraaa!!!......
Valew!!!!
Beijos!