domingo, novembro 22, 2009

Tudo o que ofereço é o meu calor e o meu endereço...


Estou um pouco triste... não passei na seleção do Mestrado, não fui bem na prova. Mas o projeto estava ótimo, tenho certeza. Eu depositei muitas expectativas na possibilidade de passar e confesso que foi um grande balde de água fria, mas eu também não vou desanimar por isso! Pior seria se eu não tivesse passado no vestibular até hoje ou tivesse bombado na monografia.
Durante esta semana vou participar de um evento na Universidade onde me formei comunicóloga e tenho esperanças de ver o meu-inesquecível-professor-parecerista, aquele das aulas de antropologia. Mas tem que ser de longe porque eu tenho vergonha...
Vou aproveitar pra conversar com a professora que me orientou na monografia, pedir mais algumas orientações, neste momento estou precisando. No mais, está tudo muito bem, estou aproveitando para me cuidar mais por fora e por dentro e para buscar inspirações.

O que você acha sobre uma personagem gay fazer parte da Turma da Mônica?

Qual a função da ficção?

Ler gibis, principalmente da Turma da Mônica, sem dúvida, nos remete ao lúdico, infantil e fantasioso. De qualquer forma, destinado ao público adulto ou não, todos os bens de consumo, ainda que simples gibis, trazem em si discursos, algumas vezes apologias, formam imaginários e norteiam o modo como pensamos e vivemos a nossa cultura.
Discutir as diferentes formas de manifestações que existem em nossa sociedade é uma das funções dos produtos da indústria cultural, ou então não haveria razão de existirem. Estamos no mundo para conhecê-lo, aprender com ele e isso deve ser feito com respeito. Adorei a postura do autor Maurício de Sousa ao defender a sua liberdade de expressão e de tratar em uma revista, segundo ele, destinada ao público adulto/jovem, um tema como a homossexualidade. Ainda que a personagem da Tina esteja relacionada a Turma da Mônica, cabe aos pais interferir na educação dos filhos e discutr com eles temas relevantes na realidade contemporânea, e não fingir que o que pode incomodar não existe.


Post para o Tudo de Blog (leia mais sobre o assunto: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1382317-7084,00-INTERPRETACAO+DEPENDE+DO+LEITOR+DIZ+MAURICIO+DE+SOUSA+SOBRE+PERSONAGEM+GAY.html.

BJUXXX



Um comentário:

Tatah disse...

Eu acho importante que isso seja feito, senão a juventude vai continuar com o preconceito, aí já viu...
Beijos!