sábado, junho 03, 2006

Sozinha na penunbra

"Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo de chuvas tempestivas, nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." (Clarice Lispector)

"Solidão" "Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar,passear ou fazer sexo....Isto é carência!Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade!Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinharos pensamentos.... Isto é equilíbrio!Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida... Isto é um princípio da natureza!Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado.... Isto é circunstância.Solidão é muito mais do que isto...S O L I D Ã O é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma"(Chico Buarque de Holanda )

Estes últimos dias têm sido uma luta!!! Como não entregar os pontos? Nada mudou, td continua lá em seu devido lugar... todas as mágoas, medos, angustias... e agora incertezas....
Vou começar a ler Nietzsche, um amigo me recomendou... Qd olho pras coisas pelas quais lutei, amei e vivi, me sinto bem em saber q td tinha uma razão pelo menos pra mim, e q valeu a pena.... mas dái vejo q eu de certa forma não evolui tanto assim, ou não estaria aki no fundo do poço novamente.... e me culpo por ter sido sempre ignorante o suficiente pra não me poupar desses momentos tão melodramáticos em q me ponho.
Queria ser normal, não dificultar tanto... Queria ser melhor, queria ser mais otimista com a vida. Queria não ser tão dramática e egoísta.
Tenho vergonha de mim... se não fosse o meu egocentrismo, td seria mais fácil e eu não faria das minhas crises existenciais, paranóias e td mais td o q pode existir e importar em todo o universo. Mas de q adianta me culpa, me lamentar? Nada... preciso pôr a cabeça no lugar. Enfim, enfim.... a vida!!!! Minha vida, q passa da euforia à prostração.... Num momento me acho a pessoa mais feliz do mundo... no outro a criatura mais infeliz do universo!!! O pior é não tenho o controle, juro! Oh, Deus!
Não me lembro muito bem qd td começou.... só me lembro de me sentir deslocada, sozinha, triste e achar q a vida era cruel demais. A solidão derrepente se tornou um vício e qd percebi e já não permitia mais q ninguém se aproximasse de mim... por medo, por mágoa, capricho... sei lá.
Claro q é bem melhor do q se eu dependesse de outras pessoas... mas se inssociável, é demais. Voltei a fazer terapia, espero conseguir me ajudar, e me curar, me encontrar, ser feliz e estar plena!

"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o" (Nietzsche)

Nenhum comentário: